Busca

Arquivos

Construção da Infraestrutura de Redes: Necessidades e Perspectivas para o Futuro

Se cercar de uma tecnologia de ponta na hora de planejar e construir redes de telecomunicações pode ser muito mais que um suporte à Engenharia. ConnectMaster® é praticamente um "outro engenheiro" na equipe do projeto.

No post anterior falamos sobre a importância da etapa do planejamento de redes. Nessa semana iremos falar sobre como a documentação e o controle são fundamentais para manter todo o processo de construção de redes dentro do prazo e do orçamento.
O ConnectMaster®, software de documentação e mapeamento de redes, auxilia em todas as etapas do ciclo de vida das redes, inclusive na fase de construção.
Se cercar de uma tecnologia de ponta na hora de planejar e construir redes de telecomunicações pode ser muito mais que um suporte à Engenharia. O ConnectMaster® FTTx Rapid Network Planner é praticamente um "outro engenheiro" na equipe do projeto. Ter um suporte abrangente permite que, por exemplo, os componentes de infraestrutura (dutos, cabos, etc.) sejam automaticamente dimensionados e/ou selecionados, com base em critérios e vínculos definidos pelo usuário. Basta ao usuário selecionar a rota e o cliente e/ou construir as conexões na interface GIS do sistema.
Toda a infraestrutura FTTx da região selecionada pode ser criada automaticamente no sistema. Além disso, durante o processo, ele pode automaticamente modelar a infraestrutura FTTx para uma área com vários centenas ou milhares de clientes em poucos minutos. A economia de tempo que se dá nesse processo, se comparado a métodos tradicionais, é incomparável.
A seguir, confira alguns dos outros pontos de impacto centrais que um sistema modular como o ConnectMaster® é capaz de dar suporte na etapa de construção de redes.

 

Mapas
Cruciais para qualquer implementação de redes de telecomunicação, os mapas necessitam de precisão em suas coordenadas. Mas e se o seu sistema oferecer muito mais que isso? É o que a tecnologia GIS, integrada ao ConnectMaster®, faz.
Esse módulo permite que a empresa acesse visual e geograficamente os locais do ambiente geoespacial em que trabalha, localizando as valas, cabos e muitos outros.
Ainda que utilize dados de mapeamento reconhecidos, como Bing Maps, Open Street Maps e Google Maps, com o GIS o usuário pode cadastrar mapas da sua base local e também inserir novos.
Sua interface permite fácil navegação, o que simplifica a visualização e manuseio na apresentação e gerenciamento de dados geográficos, navegação entre formulários do ConnectMaster®, pesquisas de trajetos, localização de falhas e muitos outros.
Para um mapeamento seguro, é preciso ainda de recursos. Eles são como garantias de segurança, que farão todo sistema ser executado da melhor forma. No caso do GIS, há o suporte a base de dados geográficos, que usa da tecnologia Oracle Spacial para manter todos os dados do GIS da empresa seguros. Além disso, o módulo conta com suporte a arquivos no formato ESRI.

Ordens de serviço

Gerir as operações em um sistema de telecomunicações não é trabalho fácil. O ConnectMaster® possibilita que esse serviço seja feito de forma ágil e sem burocracias através de seu sistema, de forma manual ou automática, graças a sua avançada tecnologia de rastreamento.
Seu Módulo de Ordens de Serviço dá autonomia aos usuários para que armazenem alterações na rede. Por isso, ordens de serviço podem ser exportadas para que as equipes de operação tenham em mãos o descritivo de toda alteração a ser realizada. Assim, conseguem identificar melhor e mais rapidamente objetos, conectividades e quaisquer forem os dados para o serviço.

Planos de conectividade
Hoje em dia, 40% das cidades brasileiras não possuem conexão com a internet. Para mudar isso, o governo vai implantar seu Plano Nacional de Conectividade, que buscará mudar essa estatística. Com essa medida, espera-se que mais de metade da cobertura seja feita por fibra ótica.
As provedoras de rede, mesmo nas cidades com conexão, enfrentam grandes desafios ao gerenciar tudo que envolve sua infraestrutura FTTx. Ter um software como ConnectMaster®, capaz de gerir em meio a tantas mudanças, se adequar e expandir, é fundamental para empresas que buscam crescimento e qualidade de conexão no Brasil de hoje e também do futuro.

Gestão da implantação
Com isso tudo em mente, resta entender qual a importância que um software completo e integrado tem nesse processo: é fundamental para uma impecável implantação de rede, assim como realização e gerenciamento de projetos.
Com o ConnectMaster®, além dos projetistas trabalharem direto do sistema de inventário, eles também agrupam objetos conforme projetos e têm todo suporte a agendamentos e relatórios, bem como às listas de materiais e custos. Isso torna toda a gestão do trabalho mais fluida e conectada.

Comissionamento
Sinônimo de trabalho bem feito, o comissionamento é a última parte de qualquer implantação, mas também está em todas as partes. Como definição, o comissionamento de um projeto é entregá-lo ao cliente conforme suas necessidades e requisitos, com todas as funcionalidades em perfeito estado e sistemas prontos para operar.
Para projetos de infraestrutura rede, normalmente essa etapa é um desafio. Porém, com o auxílio do software certo, torna-se um serviço otimizado, de planejamento e gerência eficientes de todas as atividades.

 

FIQUE ATENTO:
Se esse é um assunto do seu interesse, não deixe de participar do Webinar “Redução de Custos com a Gestão Integrada do Inventário de Telecomunicações” que acontecerá ao vivo no dia 30 de janeiro, às 15h.

Nesse dia o consultor Eduardo Langrafe passará por todas as etapas do cliclo de vida das redes mostrando dicas, ferramentas e metodologias fundamentais sobre como reduzir custos e aumentar receitas.

Clique aqui e inscreva-se.

Publicado em Sun Jan 14 16:06:00 CST 2018