Busca

Arquivos

Lançamento Módulo ConnectMaster Dashboard: mais um serviço CM Web

Monitore em tempo real os principais KPIs de Cabos, Locais, Ocupação e Componentes de suas Redes de Telecomunicações.

O módulo do Dashboard de ConnectMaster foi desenvolvido com base na nossa experiência do que a ferramenta é capaz de gerenciar e o cliente necessita extrair de informações dessa gigantesca base de dados.
Diante disso, estruturamos a primeira versão do Dashboard 1.0 em quatro domínios de informação, que são: o (1) Domínio de Cabos, (2) Domínio de Locais, (3) Domínio de Ocupação da Rede e (4) Domínio de Componentes. Cada um desses domínios de informação possui seus indicadores principais.

No domínio de cabos, por exemplo, é possível enxergar de forma gráfica a quilometragem total de cabos disponíveis e como é feito o compartilhamento desses cabos entre diferentes empresas - próprias e de terceiros.

Afinal, é importante para os gestores da empresa conseguirem diferenciar quem detém a propriedade dos cabos de quem de fato está utilizando cada um deles, sendo possível visualizar os ativos da empresa por proprietário e por usuário.

Um bom exemplo para ilustrar a importância desse conjunto de indicadores é a experiência de um dos clientes Netcon Americas em Nova Iorque, que atua como um conjunto de 3 empresas. O investidor quer saber o quanto cada uma das empresas possui, não só de cabos, mas de racs, equipamentos e demais bens físicos para que possa fazer uma avaliação financeira precisa dos ativos da empresa.

Por meio do 'domínio de cabos', também é possível acompanhar a evolução mensal do crescimento das redes, inclusive por sub-regiões, mostrando todo o footprint instalado. Ou seja, os gestores podem acompanhar, em tempo real, todo o processo de expansão por cidades, bairros ou estados, proporcionando uma visão geográfica para apoio à tomada de decisão. 

Ainda dentro do 'domínio de cabos' é possível enxergar quantidade de cabos por tipo e por região. Isso porque, muitas vezes, apenas enxergar a quantidade de cabos, em geral não diz muito sobre sua real capacidade. Por exemplo, é possível que uma empresa que tenha 100km de cabos instalados mas possua apenas 10km de backbone e outros 90km de cabos de acesso, atuando numa área geográfica menor, porém com grande capilaridade.

 

Indicadores do Domínio de Cabos

  1. Kilometragem total de cabo
  2. Kilometragem por empresa proprietária
  3. Evolução mensal de kilometragem de cabo por subcategoría
  4. Total de cabo por subcategoria por subregião
  5. Kilometragem por proprietário
  6. Evolução mensal de kilometragem de cabo por subregião
Também temos o 'domínio dos locais' de rede e, nessa categoria, estão os Datacenters, por exemplo, assim como cada cliente, uma caixa de emenda onde eu faço as fusões, uma CTO onde se conecta o cliente. No painel do Dashboard para o domínio de locais de ConnectMaster o gestor poderá visualizar de forma gráfica as informações quantos clientes, caixas de emendas ou Datacenter a empresa possui por cidade e te dará também a evolução através do tempo mostrando, por exemplo, quantos clientes FTTh eu tinha mês passado em relação a esse mês e onde essa expansão está acontecendo de forma mais consistente.

 

Indicadores do Domínio de Locais

  1. Número total de locais
  2. Evolução mensal de número de locais por tipo
Para avaliar disponibilidade, capacidade ociosa e necessidades de expansão temos também o domínio de 'ocupação da rede'. E, em cima das informações das portas livres e ocupadas registradas no ConnectMaster, os relatórios exibem a situação das redes em tempo real. Ou seja, à medida que as redes vão crescendo as informações vão se atualizando, isso vai sendo registrado ao longo do tempo e proporciona um monitoramento em tempo real, além de performance de equipes de venda.

 

Indicadores do Domínio de Ocupação da Rede

  1. Total de portas de splitters ocupadas e livres
  2. Total de portas ocupadas e livres por subregião
O 'domínio de componentes' mostra ao gestor informações completas de equipamentos, como a quantidade de caixas ONTs, RACs, roteadores, switches, computadores, etc e o custo unitário deles, por região, proporcionando uma visão global de quantidade e valor dos ativos físicos da empresa.

 

Indicadores do Domínio de Componentes

  1. Total de componentes por subcategoria selecionada
  2. Total de componentes por subcategoria selecionada por proprietário
  3. Total de componentes por subcategoria selecionada por usuário
  4. Tabela de total de componentes por tipo
Se você já é um cliente ConnectMaster, solicite agora mesmo sua proposta.
Se você ainda não controla o inventário de suas redes de forma sistemática, clique aqui e assista a uma demonstração online do ConnectMaster.

Publicado em Fri Sep 21 14:18:00 CDT 2018