Busca

Arquivos

Planejamento de redes de telecomunicações: uma atividade fundamental para reduzir custos de operação e manutenção.

O impacto nos custos de um projeto acontece quando há falhas na etapa do planejamento de redes. É nesse contexto que uma ferramenta de planejamento, gestão e mapeamento de redes como ConnectMaster® se torna decisiva.

À medida que as redes de telecomunicações crescem em complexidade, os desafios em assimilar dados de fontes cada vez mais diferenciadas aumentam exponencialmente. Para enfrentar esses desafios, as equipes de operação necessitam ter uma visão mais integrada de suas redes, não somente de equipamentos ativos, mas também da infraestrutura física, dos clientes e serviços e das relações entre eles.

Por sua vez, as equipes de gestão e planejamento precisam acessar informações rapidamente para tomar decisões que impactam de maneira decisiva nos custos de construção, operação e manutenção de redes. Além disso, as equipes de vendas e engenharia precisam ser cada vez mais ágeis na velocidade de análise de viabilidade econômica de um novo projeto.


É nesse contexto que um software de planejamento, gestão e mapeamento de redes, se encaixa. Portanto, ao agregar tudo isso, o ConnectMaster® pode ser uma ferramenta decisiva para empresas de telecom servindo como um grande diferencial competitivo nesse mercado.
Para as organizações, um dos itens fundamentais de impacto de custos acontece justamente na etapa do planejamento de redes. Um bom exemplo disso é a necessidade de possuir um padrão GIS integrado ao sistema local de gestão de inventário. Nesse sentido, uma boa solução é o serviço FTTX Rapid Network Planner do ConnectMaster®, que já possui o Sistema de Informação Geográfica MapInfo® da Pitney Bowes - um software que já vem incorporado. Por meio da integração dessa solução líder mundial de inteligência de localização, todas as principais funcionalidades GIS necessárias para o planejamento da rede FTTx estão disponíveis dentro de uma única ferramenta. O MapInfo® suporta todos os padrões comuns de GIS internacionais, portanto a troca de dados de plantas GIS e as informações de sistemas de dados de inventário pode ser feita facilmente.
Nesse artigo iremos abordar esse e outros pontos imprescindíveis para um planejamento de sucesso de redes de telecomunicações e apresentaremos alguns recursos disponíveis em automação de design, validação de engenharia, planos de construção e listas de materiais e custos, entre outros tópicos relevantes.


AUTOMAÇÃO DO DESIGN
As horas da equipe de projeto, hoje e sempre, são muito valiosas. Portanto, ao ter o suporte de um software que possibilita a automação de todo o processo de desenho das redes, integrando com outros programas com MS-VISIO. O usuário pode executar o Visio e gerar desenhos a partir do ConnectMaster®, elaborando diagramas de circuitos, vistas frontais de racks, plantas e esquemas de rede em tempo real. A empresa ganha não somente em tempo, mas também na redução substancial de custos.


PLANOS DE CONSTRUÇÃO
Uma das vantagens de uma interface completa em um software de ponta é, ainda, a possibilidade de criar, visualizar e editar os planos de construção de redes de forma direta. Neste item, importa muito também o nível de customização que o software permite. Se for de projeto para projeto, a empresa fica livre para combinar regras ou utilizar conjuntos e componentes preestabelecidos. Assim, aumenta-se o leque de oportunidades que a empresa pode querer aproveitar.
Além disso, a possibilidade de definir valores, quantidade e tipos de componentes (como de cabos, dutos, microdutos e etc), a geração de uma infraestrutura nova, ou mesmo a reestruturação de uma antiga, torna-se um trabalho mais polido, de fácil realização e manutenção.


LISTAS DE MATERIAIS E CUSTOS
Ao investir em uma solução que comporta todas as etapas do planejamento de redes, a empresa tem acesso agilizado e preciso às mais diversas listas de materiais referentes aos projetos executados. Diferentes das trabalhosas e perigosas listas feitas à mão, as que o software gera são totalmente customizáveis, adaptáveis de área para área.
Por meio da interface, é possível visualizar toda listagem de componentes, partindo do banco de dados predefinido. Muito mais que o olhar superficial, a geração das listas explora não apenas os materiais, mas seus custos e também seu dimensionamento.
Assim, a empresa, além de contar com o suporte confiável das listas geradas automaticamente, junto dos planos de construção, também economiza nos investimentos em novos serviços, aumenta precisão de instalação e dá o cálculo exato para uso necessário da área das redes. Assim, além de toda informação, também preza pela economia e custo-benefício.


VALIDAÇÃO DE ENGENHARIA
Com todo suporte no planejamento de redes, vale ressaltar o quão importante é que o software seja totalmente integrado. Assim, a validação por parte da engenharia se torna mais ágil e, caso haja necessidade, totalmente customizável.
Com todos a documentação automaticamente gerada, desde os já citados de custos e materiais, até os esquemáticos de dutos, relatórios de emendas, de conectividade (e inúmeros outros), a equipe de engenharia tem maior autonomia de supervisão e revisão.
Assim, sobra mais tempo para que a equipe valide todas as etapas e reduza retrabalhos, priorizando não somente a prestação de um serviço de qualidade, mas garantindo já na etapa do planejamento menores custos de operação e manutenção das redes.

 

FIQUE ATENTO:
Nas próximas semanas falaremos sobre esses tópicos. Se esse é um assunto do seu interesse, não deixe de participar do Webinar “Redução de Custos com a Gestão Integrada do Inventário de Telecomunicações” que acontecerá ao vivo no dia 30 de janeiro, às 15h.

 

Nesse dia o consultor Eduardo Langrafe passará por todas as etapas do cliclo de vida das redes mostrando dicas, ferramentas e metodologias fundamentais sobre como reduzir custos e aumentar receitas.

 

Clique aqui e inscreva-se.

 

 

Publicado em Mon Jan 08 09:50:00 CST 2018