Apresentação

A Netcon utiliza técnicas modernas de gerenciamento de projetos, privilegiando o sucesso de cada empreendimento, com foco nos objetivos do Cliente. 

O acompanhamento de todo o ciclo do projeto é feito de maneira sistematizada, de acordo com as melhores práticas de gerenciamento de projetos do PMI, sob a gestão de profissionais com certificação PMP – Project Management Professional.

A Netcon atua em projetos de engenharia, nas áreas de consultoria, planejamento, projetos, supervisão, instalação, fiscalização e operação e manutenção na área de telecomunicações. Além das atividades de engenharia, a Netcon tem executado atividades de seleção de tecnologias, análise da atratividade de negócios, análise de RoI – Return on Investment e estudos de precificação da infraestrutura para contratos de IRU – Indefeasible Right of Use e similares, ligados à área de telecomunicações de empresas dos setores de energia e transporte.

A Netcon oferece toda a consultoria necessária para a adequação dos processos de negócios de empresas de telecomunicações aos padrões do TM Forum, através de profissionais certificados na modelagem de processos (eTOM), modelagem de informação (SID) e modelagem de aplicação (TAM).

Além das atividades de engenharia, a Netcon também está apta a realizar treinamentos nas tecnologias de telecomunicações, inclusive aquelas aplicadas no setor de energia e nas áreas de Smart Grid e IEC 61850.

É política da Netcon, sempre que necessário, providenciar a instalação de escritórios ou pontos de apoio em qualquer localidade, com o objetivo de atender as especificidades dos projetos, sob a sua coordenação.

Plano Diretor, Projetos e Especificações

Ao planejar a evolução das redes de telecomunicações, particularmente as de missão crítica, é necessário conhecer em detalhe três fatores: o inventário atual completo de elementos de rede, redes e serviços suportados e as conexões existentes; o panorama de evolução de serviços, de tecnologias e das necessidades dos clientes em um horizonte de vários anos; o suporte atual e os planos de desenvolvimentos (roadmap) dos fabricantes; as reais possibilidades de implantação e migração das empresas, inseridas no contexto de sua atuação futura planejada. A Netcon conta com uma equipe de consultores especializados com ampla visão das tecnologias e serviços e de sua evolução futura, assim como da evolução previsível dos mercados. Contando com essa experiência e com sua equipe de engenharia, a Netcon pode realizar Planos Diretores completos, que incluem desde o inventário da situação atual e o levantamento das necessidades futuras até o planejamento completo da evolução e migração e os projetos básicos de cada uma das áreas envolvidas, incluindo desde a seleção de tecnologias e especificações técnicas detalhadas até a estruturação dos serviços e da operação.

Seleção de tecnologias

Em telecomunicações, a escolha das tecnologias e arquiteturas das redes determina quais serviços poderão ser suportados e a que custo. No tempos atuais, de maior competitividade, de novas necessidades e de muitas opções tecnológicas, as decisões devem basear-se numa visão clara dos objetivos de negócios e nas exigências dos clientes que deverão ser atendidos. Contando com a experiência de sua equipe de consultores, a Netcon ajuda a identificar esses objetivos e exigências e, com uma visão neutra e agnóstica com respeito a tecnologias e fabricantes, a escolher as melhores soluções para projetar a evolução de redes de telecomunicações para atender da melhor e mais econômica forma possível os clientes internos e externos.

Processos eTOM – TM Forum

O eTOM® é um framework de processos de negócios que tem por objetivo guiar provedores de serviços de telecomunicações, desenvolvedores de hardware e software e empresas integradoras no desenvolvimento de uma linguagem comum de negócios, permitindo que todo o setor trabalhe de forma harmonizada. 
O modelo eTOM® apresenta foco nos processos de negócios utilizados por provedores de serviço, no uso de informações de clientes, serviços, recursos e fornecedores/parceiros e outros, por múltiplos processos, procurando posicionar a empresa dentro de um contexto geral de sua área de negócio, ou seja, permitindo o alinhamento de seus negócios com outras organizações de interesse.
A Netcon possui profissionais certificados eTOM e pode auxiliar a sua empresa na padronização de seus processos visando o aumento de eficiência operacional e redução de custos.

Redes FTTx - Consultoria

As novas redes de acesso óptico em banda larga apresentam diversas vantagens para as operadoras de pequeno, médio ou grande porte. As redes ópticas passivas (PON) ponto a multiponto (P2MP), particularmente, têm, em comparação com redes puramente metálicas, um custo menor, uma banda mais larga e um custo de operação significativamente menor. Em certos casos, como no de redes prediais metálicas existentes, pode ser conveniente combinar um acesso em PON até o prédio ou até a proximidade dos locais dos clientes e completar o acesso com tecnologias que funcionam sobre pares metálicos em alta velocidade binária (como VDSL2 e G.fast/G.9700/G.9701). As técnicas de planejamento e projeto permitem escolher a arquitetura da solução de uma rede de acesso puramente óptica passiva ou híbrida e adequá-la a cada projeto segundo o objetivo de negócio. A Netcon tem larga experiência no projeto dessas redes e pode auxiliar as empresas a selecionar a melhor solução e a realizar os projetos detalhados, desde a escolha da arquitetura até o detalhe do projeto de implantação das novas redes, gerando o cronograma físico financeiro e os projetos executivos.

Sincronismo - Consultoria

À necessidade de sincronismo em frequência, essencial para as redes tradicionais de telecomunicações, soma-se agora a necessidade de sincronismo em tempo e fase. Conceitos como Smart Grids, cidades inteligentes, Internet of Things e tecnologias como LTE-A, medição fasorial (PMU) em redes , evolução de silos para clusters para o processamento distribuído e local dos dados requerem uma exatidão do tempo da ordem de microssegundos, quando antes eram admissíveis erros até milhares de vezes maiores. Há anos a Netcon tem atuado nas áreas de inventário físico e lógico, planejamento (com suporte de software específico) e auditoria de redes de sincronismo. Sua equipe de consultores conta com epecialistas com longa experiência em sincronismo. Os serviços oferecidos pela Netcon incluem auditorias, planejamento, seleção de arquiteturas e tecnologias, projetos básicos e executivos e otimização de redes de sincronismo para os setores de telecomunicações, telefonia celular e aplicações de smart grid e smart cities. Particularmente para implantações de novas redes de acesso e backhaul em IP para redes celulares LTE, LTE-A e 5G e para redes elétricas inteligentes (smart grids), a Netcon pode oferecer o suporte com workshops, cursos e projetos de sincronismo segundo as normas mais atuais e as melhores práticas de engenharia.

DAS (Distributed Antenna System)

Uma das soluções para a cobertura e capacidade do serviço celular em áreas públicas com grande afluência de pessoas são os DAS (Sistemas de Antenas Distribuídas). Após um cuidadoso planejamento, a área a ser coberta é dividida em setores iluminados por conjuntos de antenas, levando em conta a cobertura de todas as áreas externas e internas e o tráfego esperado em cada setor. Os sistemas DAS levam o sinal de RF das operadoras celulares a esse sistema de antenas distribuídas, garantindo assim a cobertura e a capacidade planejadas. Os sistemas DAS modernos utilizam um cabeamento óptico, que pode ser parte de uma moderna infraestrutura óptica que irá atender a todos os serviços do local, desde acesso em banda larga, cobertura de WiFi e segurança predial. E o sistema DAS apresenta a vantagem econômica de poder ser compartilhado entre várias operadoras que precisam dar cobertura em locais como estádios, centros de convenções, grandes hotéis e hospitais, ginásios, centros comerciais e edifícios altos e com pisos subtrrrâneos. Os DAS podem ser instalados pelas operadoras (sozinhas ou em parcerias) ou na modalidade de hospedeiro neutro (neutral hosts), em que este instala e cede a infraestrutura às operadores do serviço celular. A Netcon, com seus parceiros de tecnologia com experiência de quase duas décadas em sistemas DAS, realiza os serviços de planejamento, projeto, instalação, colocação em serviço, ajustes e operação de sistemas DAS.

Infraestrutura de rede predial de grandes estruturas

Grandes estruturas, tais como aeroportos, portos, hospitais, hotéis, centros de convenções, edifícios inteligentes modernos, complexos corporativos ou militares e outros similares requerem grandes redes internas de suporte a telecomunicações, que incluem salas de telecomunicações, centros de fios, túneis e dutos para a passagem de cabos e salas técnicas para a instalação de equipamentos de alimentação e outros em locais estratégicos dos prédios. No passado, redes e dutos separados eram utilizados para cada serviço de WiFi, pontos de acesso Ethernet, vigilância, segurança, automação predial, sistemas DAS e outros. Novas tecnologias, entretanto, permitem organizar o espaço e os serviços em uma estrutura única de cabeamento óptico, com a utilização de uma rede física integrada que inclui o cabeamento de uma rede óptica interna LAN em estrutura ponto a multiponto (POLAN) e fibras ponto a ponto para todos os demais serviços, respaldada por fornecimento de alimentação para os dispositivos remotos mediante cabos híbridos (com condutores ópticos e metálicos). A Netcon possui a experiência necessária para realizar a engenharia, o planejamento, o projeto, a instalação e a migração dos serviços a essa nova estrututra de rede compartilhada, muito mais leve, econômica e eficiente que a situação antiga. Por ser uma empresa de engenharia, sua postura neutra permite projetar, documentar e administrar (com seus softwares dedicados de gestão de redes ópticas físicas e lógicas) a planta integrada, sem importar quais fabricantes então envolvidos, e controlar de forma independente a ocupação da planta física pelos serviços.

Estudos em RF

O uso intenso do espectro de rádiofrequências faz surgirem problemas específicos que requerem soluções de serviços especializados. Por um lado, a limpeza do espectro requer a detecção de sinais interferentes e a localização física de suas fontes, o que é feito com a ajuda de analisadores inteligentes de espectro e antenas direcionais, bem como de técnicas de detecção e medição que exigem treinamento específico e muita prática. Outra necessidade é mapear o uso efetivo das frequências nos territórios em pauta, tanto para a detecção de emissões não autorizadas quanto para a recuperação e reatribuição do uso de frequências autorizadas que não estejam sendo ocupadas, uma vez que o recurso de RF é demasiado precioso para ser cedido e não ser utilizado. A Netcon oferece treinamento especializado no uso de analisadores de espectro e na detecção de frequências de RF e a localização física das fontes de RF. Além disso, aliada a seus parceiros de tecnologia e serviços com ampla experiência no setor de detecção de RF e mediante a utilização de softwares específicos, para o mapeamento das fontes localizadas e seu cotejo com o respectivo plano de outorgas para elaborar relatórios tanto do uso indevido de frequências quanto do não uso de frequências autorizadas. Entre os clientes deste tipo de serviços na América Latina encontram-se desde entes reguladores nacionais até organismos militares.

CFTV e supervisão de imagens

Nos últimos anos, vem aumentando a necessidade de incrementar o uso de imagens tanto na vigilância patrimonial quanto no suporte à operação remota de estruturas de missão crítica. Novas tecnologias de câmeras permitiram aumentar de maneira decisiva a definição e a gama dinâmica das imagens, o que, em contrapartida, aumentou a banda consumida para a transmissão das imagens melhoradas e o espaço necessário para armazenamento das mesmas. Novas tecnologias permitem parametrizar as imagens e automatizar o processo de análise e captura de eventos que fogem ao padrão normal e a respectiva emissão de alrmes. Requisitos de segurança exigem que as imagens capturadas sejam armazenadas localmente e à distância, para evitar a perda de informações oportunas e importantes. O planejamento e o projeto de sistemas de CFTV envolve vários conhecimentos e experiências, tais como a escolha correta das tecnologias envolvidas,a especificação técnica detalhada e aberta dos componentes do sistema, a arquitetura das redes, o dimensionamento da banda necessária nas redes de suporte, a localização ótima dos gravadores em rede, o projeto das salas de imagens, as necessidades de automatização e análise das imagens segundo sua aplicação, a definição das interfaces com os sistemas de segurança predial e automação, e outras. Apoiada em sua longa experiência na engenharia de redes de CFTV e redes de supervisão por imagens, a Netcon provê todos os serviços relacionados com o planejamento, especificação técnica, projetos, documentação de projeto e de instalação e de execução de projetos de CFTV.

Projetos e Instalação de Telecom

A Netcon executa serviços especializados de projeto, instalação e comissionamento de sistemas de telecomunicações, com foco na eficácia técnica e gerencial, tendo forte atuação no fornecimento de soluções completas de telecomunicações para empresas de missão crítica nos segmentos de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (Utilities), Petróleo & Gás, Siderurgia, Mineração, Transporte Ferroviário (trens e metrôs) e Construção.
Fornecimento de projeto, materiais e serviços de instalação e certificação de redes locais com cabeamento estruturado (LAN) e cabeamento puramente óptico (POLAN).
Fornecimento de projeto e instalação de redes de comunicação aplicadas a Empresas de Energia Elétrica: OPLAT e Teleproteção.

Fusão e certificação de cabos ópticos e OPGW

Serviços de fusões de fibras ópticas de cabos dielétricos e cabos OPGW utilizando o processo de arco elétrico e certificação de fibras pelo método de reflectometria óptica no domínio do tempo e método de atenuação, de acordo com as normas aplicáveis. 
Serviços especializados de avaliação de desempenho de enlaces ópticos de longo alcance em redes dielétricas e de cabos OPGW.

Redes Industriais (IEC 61.850, PROFIBUS, MODBUS)

Baseada em sua longa experiência em redes de automação industrial em redes de missão crítica, a Netcon oferece os serviços de elaboração de projetos e instalação de redes desde MODBUS, a família precursora dos protocolos de automação, passando pelo PROFIBUS, até chegar às modernas redes e protocolos de automação baseados nos padrões IEC 61850. Consciente das dificuldades impostas pela transição dos protocolos tradicionais para a automação baseada em interfaces Ethernet de alta disponibilidade e segurança, a Netcon desenvolveu serviços profissionais para assistir seus clientes na transição para os novos modelos de automação, e provê todos os serviços de engenharia relacionados com as três famílias de tecnologias de automação.

Engenharia do proprietário

Proporcionando uma gerência competente de projetos, estrutura dinâmica, incentivo e apoio à capacitação dos profissionais e preservação de talentos, a Netcon oferece serviços de gerenciamento de projetos / engenharia do proprietárário, privilegiando o sucesso de cada empreendimento, com foco nos objetivos do Cliente, com acompanhamento de todo o ciclo do projeto feito de maneira sistematizada, em conformidade com as melhores práticas de gerenciamento de projetos do PMI – Project Management Institute, sob a gestão de profissionais com certificação PMP – Project Management Professional.

Suporte Técnico (O&M)

Suporte técnico, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações
Definição da estrutura de manutenção da rede, visando a melhoria e a continuidade operacional do sistema. Esse serviço atende as mais variadas tecnologias, com aplicações em sistemas ópticos/metálicos/rádio/alimentação, considerados os nível de intervenção/acessibilidade das equipes de manutenção, esquemas de manutenção preventiva (periodicidade e configuração e testes de facilidades) e corretiva (definição de sistemática de identificação, localização e tratamento de falhas; monitoração e interpretação de alarmes). Paralizações programadas e Suporte a ampliações. Análises estatísiticas de disponibilidade, paralizações e falhas. Implantação de filosofia de supervisão dos diversos equipamentos.
Elaboração de esquema de Sobressalentes: distribuição, dimensionamento e gestão, consideradas as disponibilidades de cada equipamento.

Treinamentos

Além das atividades de engenharia, a Netcon também oferece treinamentos em telecomunicações, inclusive nas tecnologias aplicadas ao setor de energia e às áreas de Smart Grid e IEC 61850. Normalmente, os cursos são ministrados in-house e de forma exclusiva para os profissionais da empresa contratante. Os módulos podem ser ministrados, segundo a conveniência de cada empresa, em semanas completas de 40 horas, ou em módulos de 12 horas ou 16 horas em dois dias (por exemplo, dois dias completos ou um dia e meio na semana). Embora os cursos possam ser feitos de forma isolada ou possam ser reunidos de maneira customizada, a NETCON preparou ciclos de formação e capacitação que reúnem os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de atividades dos profissionais de telecomunicações nas suas diversas áreas de atuação. Dependendo da área de formação, o respectivo ciclo completo pode ser realizado em um prazo de até seis meses (caso dos cursos de 240 horas). Muitos dos cursos oferecidos incluem uma parte teórica e uma parte consistindo de exercícios práticos, com os recursos necessários.

Redes de Transporte

Duração: 40 horas. As redes de transporte têm sofrido uma evolução constante. Neste curso, com a duração de 40 horas, apresentam-se as novas tecnologias e conceitos de tecnologias utilizadas em redes de transporte de alta capacidade. As tecnologias são abordadas em sequência histórica e comparadas. Estudam-se as tecnologias de SDH, OTN, DWDM, SDN e NFV. O campo de aplicação prática de cada uma é discutido, assim como as respectivas arquiteturas de rede resultantes e os cuidados a tomar com os projetos.

CFTV

Duração: 40 horas. Nos últimos anos, o uso de imagens tanto na vigilância patrimonial quanto no suporte à operação remota de estruturas de missão crítica tem sofrido uma constante evolução. Novas tecnologias de câmeras permitiram aumentar a definição e a gama dinâmica das imagens, Neste curso, o profissional estuda as novas tecnologias, conceitos e arquiteturas de redes de CFTV, para capacitar-se a escolher corretamenta as tecnologias envolvidas, a arquitetura das redes, o dimensionamento da banda e a realizar o projeto básico de um sistema de CFTV moderno

Redes FTTx - Treinamento

Duração: 40 horas . Neste curso, as opções tecnológicas são apresentadas e comparadas. Discutem-se também as arquiteturas possíveis e as vantagens e desvantagens de cada uma, bem como os casos práticos de uso. Finalmente, com auxílio de um sistema de inventário e planejamento de redes ópticas, estuda-se, em forma de workshop participativo, um caso de aplicação envolvendo os estudos e o projeto de uma rede modelo de GPON.

Sincronismo - Treinamento

Duração: 40 horas. Este curso cobre uma visão sistêmica do sincronismo, sua evolução histórica e a arquitetura típica de redes de sincronismo de frequência em redes de telecomunicações, bem como sua evolução depois da introdução de redesPTN. Apresentam-se as novas necessidades (inclusive tempo e fase), os novos métodos e as novas possiblidades para o sincronismo em redes de telecomunicações. Em seguida, apresenta-se o sincronismo em redes elétricas e de automação industrial, para atender às novas necessidades de redes elétricas inteligentes (Smart Grids), inclusive a medição fasorial. Finalmente, discute-se uma metodologia para a migração e implantação das novas redes nas subestações e usinas elétricas.

Carrier Ethernet

Duração: 40 horas. Este curso cobre toda a conceituação da evolução das redes Ethernet, desde as redes bridged ethernet até as redes PB e PBB. Em seguida, discutem-se os conceitos de CE 1.0 e de CE 2.0. Apresentam-se todos os serviços padronizados, as funções de OAM, os mecanismos de proteção automática, o suporte a classes de serviço e, finalmente, as possibilidades tecnológicas para as redes de suporte a serviços CE.

Netcon Professional

Todos os cursos podem ser customizados para turmas fechadas, e versões abreviadas dos cursos podem ser elaboradas. Os ciclos completos de cursos dão direito a um exame de certificação com a chancela da Netcon na especialidade completada. Alguns módulos oferecidos são comuns em diferentes ciclos. Os participantes, nesse caso, devem possuir os conhecimentos necessários para acompanhar os cursos individuais e obter os respectivos certificados.

NSGP (Netcon Smart Grid Professional)
NTTP (Netcon Transmission and Transport Professional)
NIMP (Netcon IP Multiservice Professional)
NCEP (Netcon Carrier Ethernet Professional)
NMNP (Netcon MPLS Network Professional)
NECP (Netcon Enterprise Communications Professional)
NSVP (Netcon Subscription TV Professional)
NANP (Netcon Access Network Professional)
NMNP (Netcon Mobile Network Professional)

Clientes

Fale com o Comercial